Residência Artística 2016

Fernando Pereira

Fernando Pereira
Bio

Fernando Pereira dos Santos é formado em Geografia pela Universidade de São Paulo, atuando com o ofício da realização audiovisual desde 2009. Co-dirigiu, produziu e editou o documentário “Mapuche: gente da terra” (2012). Em 2012, realizou intercâmbio acadêmico no México pelo programa Santander Universidades, realizando estudos de vídeo arte, animação e documentário pela Faculdad de Artes de laUniversidad Autónoma del Estado de México. Em 2013 foi produtor do curta-metragem “O Ponto Cego”, contemplado pelo prêmio Rumos Cinema e Vídeo do Itaú Cultural. Desde 2014 vem atuando como produtor do projeto em desenvolvimento “Paralelo 34”, contemplado pelo programa Rumos do Itaú Cultural.

Em 2015, participou da “Oficina de Projetos de Documentário” promovida pelo centro de documentários Ateliers Varan (França) em parceria com o Sesc

O projeto

Quando me tornei lama

Quando me tornei lama” tem a intenção de percorrer alguns caminhos da mineração em torno da cidade de Mariana, Minas Gerais. Evocando imagens e palavras documentais ao lado de moradores da região, a obra busca construir micronarrativas junto aos sujeitos que têm suas vidas afetadas pelas entranhas da terra.



Ficha Técnica:

Orientadores conceituais - Jorge Bodanzky e André Paz
Orientadores técnicos - Fábio Alkmin
Sound Design, Edição e Mixagem de Áudio - Thais Maestrello
Montagem - Tom Laterza e Chico Bahia
Finalização de Vídeo - Lucas Bonito e Bruno Portolesi

Elenco:

João Eustáquio Santos
Maria Deusedina Firminiano

Processo Work in Progress